Assistência


Assistência Técnica

Assistência Técnica.

O fiel da balança para a comercialização de equipamentos de ar condicionado.

Não é exagero afirmar que um argumento muitas vezes decisivo a favor do comerciante, é a existência e a qualidade da assistência técnica que oferece, como complemento a aquisição de equipamentos e sistemas de climatização. Eis ai um item que pode definir o sucesso da negociação. Em especial quando estão em jogo valores significativos.

O motivo para esse fenômeno é fácil de entender e dispensa maiores reflexões.

Nada mais frustrante do que uma máquina que não funciona e que nos deixa, literalmente perplexos, diante de seus componentes postos à mostra, quando das inúteis e desesperadas tentativas dos leigos para conseguir seu desempenho para o serviço, para o qual, foram criadas.

Por isso, a Assistência Técnica merece um capítulo especial nesse negócio de ar condicionado.

Aqui, nos propomos a oferecer algumas dicas e uma seção de perguntas mais freqüentes que poderão tornar, os possíveis problemas, mais amenos.

FAQ

O que são condicionadores de ar split?
São condicionadores de ar que possuem duas partes: O compressor que é o motor da máquina e que ficará instalado no exterior do local a ser climatizado e a outra parte que produz efetivamente ar condicionado e que fica no ambiente, chamada de evaporadora. Essas duas partes trabalham em conjunto sendo interligadas por fios elétricos e tubos de cobre.

 


Qual é a diferença entre um condicionador de ar split e um condicionador de ar do tipo de janela?
Por serem compostos por duas unidades, os condicionadores tipo split possibilitam a colocação do motor da máquina (compressor), em área externa de maneira a diminuir muito o nível de ruído. Já os modelos janela possuem uma única unidade e o funcionamento do motor fica dentro do ambiente.

 

 

Existe limite de distância entre a evaporadora e a condensadora?
Sim, este valor varia de acordo com a potência e o modelo do condicionador de ar.

 

 

Por que seria melhor um condicionador de Ar Split?
Além do design avançado, com cores lindas e modernas, o sistema split funciona com menor dispêndio de energia, com inovações como um sistema inteligente de liga e desliga, com regulagens automáticas para a temperatura ambiente ideal, controle remoto e o grande diferencial de conforto pela quase total inexistência de ruído.

 

 

O que significa BTU/h ou (BTUs)?
BTU/h é uma Unidade Britânica de Temperatura por hora. Tem a ver com a capacidade dos condicionadores de ar e carga térmica.

 

 

O que é carga térmica?
É a contabilização de todas as fontes de calor (pessoas, aparelhos elétricos, janelas com insolação), de tal forma que o resultado é utilizado para escolha da capacidade do condicionador.

 

 

O que é um compressor?
É um dispositivo de compressão de fluído. O compressor pode ser considerado como o "coração" do aparelho responsável por grande parte do funcionamento do mesmo.




O que é TR?
TR = Tonelada de Refrigeração (unidade de medida para carga térmica). É a unidade mais utilizada para equipamentos a partir de 60.000 BTU/h. 01 (um) TR equivale a 12.000 BTU/h.

 

 

Quem deve executar a instalação do Condicionador de Ar?
A instalação deve ser realizada por Assistências Técnicas Especializadas, ou poderá correr o risco de perder a sua garantia.

 

 

O que e vácuo? Qual a sua importância na instalação?
Vácuo consiste em retirar toda umidade e o ar contido dentro da tubulação evitando assim que o compressor da máquina venha a danificar. Um vácuo bem feito pode elevar consideravelmente a vida útil do equipamento.

 

 

Pode-se instalar a unidade interna (evaporadora) do condicionador de ar atrás de cortinas ou instalá-la dentro de armários?
Esta prática não é recomendada, pois dificulta a vazão de ar do equipamento reduzindo a sua vida útil e elevando o seu consumo elétrico.

 

 

Qual o tempo de garantia dos Condicionadores de Ar?
Os condicionadores de ar tem garantia de 02 (dois) anos. Se o aparelho for instalado por uma Assistência Técnica Autorizada, o período de garantia será contada desde a data de emissão da Nota Fiscal de compra. O compressor tem 5 anos de garantia (não estendível), desde que sejam realizadas manutenções anuais, visando que as condições de instalação, funcionamento, filtros e limpeza do aparelho sejam em boas condições.

 


O que significa PRE-DEF?
PRE-DEF vem do inglês PRE-DEFROSTING e significa pré-descongelamento. Esta função é acionada quando o condicionador de ar muda do modo frio para o quente (modelos quente/frio).

 

 

É importante limpar o filtro de ar da unidade interna (evaporadora)?
Sim, pois a poeira acumulada no filtro pode resultar na perda de rendimento do condicionador de ar.

 

 


O que é EER?
EER vem do inglês Energy Efficiency Rate e significa Razão de Eficiência energética. É uma forma de indicar o nível de eficiência do condicionador de ar.

 

 

Como dimensionar o aparelho ideal para meu ambiente?
Para dimensionar o produto ideal é necessária a realização de um cálculo de carga térmica do ambiente. Este trabalho deve ser realizado por um profissional habilitado para estes fins (Eng. Mecânico ou Técnico em refrigeração e ar condicionado).

 


Posso dimensionar o produto através do dado informado pelo fabricante no item área de aplicação?
Não, a informação área de aplicação é baseada em uma situação padrão de ensaio. Cada ambiente possui uma característica distinta e conseqüentemente sua carga térmica varia, mesmo tendo dois ambientes com áreas iguais.

 

 
Qual o consumo mensal do Condicionador de Ar?
Para determinar o consumo (gasto) mensal de um determinado produto são necessárias as seguintes informações:

• Potência do produto (W)
• Tempo de funcionamento (h)
• Quantidade de dias em funcionamento
• Valor do kWh da região (R$)

Após aquisição dos dados basta realizar o cálculo abaixo:

P= potencia do produto
PT= Potencia mensal total
TF= tempo de funcionamento
QD= quantidade de dias
R$= valor referente ao kWh
PT(kWh) = P x TF x QD

Para determinar o custo (R$) mensal basta multiplicar a potência mensal total e multiplicar pelo valor do kWh da região.
Custo mensal = PT x R$

 

Manual para a melhor convivência com seu ar condicionado.

                                      Algumas vezes, esta máquina maravilhosa, destinada ao nosso bem estar, por razões misteriosas, resolve não funcionar como deveria.                 

Então, antes de ações desesperadas como  arrancar a máquina da parede e jogar pela janela ou por a casa à venda, talvez você possa fazer o seguinte:             

         * acalme-se,         
         * respire profundamente três vezes,         
         * lembre-se de que a vida é bela,         
         * pense que essa situação remete necessariamente as seguintes conclusões:

         1º Você é previlegiado por poder usufruir do conforto de um ar condicionado.

         2º O "PROBLEMA", provavelmente não será um grande problema, quase sempre é algo simples,...e
             barato também. Geralmente é assim, afinal ainda outro dia estava tudo funcionando bem ...
             Não é?  
   

         3º Existem profissionais que vivem de arrumar defeitos em aparelhos de ar condicionado.

         4º Você pode contratar os serviços desses técnicos.

         5º O telefone da Focus é 3373-0377.

                        Viu? Tudo resolvido     
              
Mas, mesmo com a certeza de que estaremos sempre ao seu dispor, antes de ligar você pode ler as dicas listadas aqui e talvez consigua resolver, ou no mínimo entender o problema, através de algumas ações simples.               
              
O que está acontecendo com a máquina?             
              
1 Pingando Água:            

A primeira providência neste caso é verificar se o filtro da máquina está limpo.     
   
   * Não. Neste caso limpe o filtro e teste novamente, o problema deve desaparecer.     
   * Sim. Então você precisará de um técnico. O provável problema é no dreno.           

2 Máquina liga e desliga em seguida:          

Neste caso será mesmo preciso chamar um técnico, são inúmeras as possiblidades de problemas.
Disjuntor com defeito, ventilação, falta de fase pressostatos, relê de sobre carga, relê de fases.                     

3 Máquina está ligada para gelar e esquenta:         

Verifique se o controle está no comando floco de neve ou cool.        

         * Não. Ajuste o controle para baixar a teperatura e faça o teste. Você terá uma agradável surpresa.   

         * Esquenta mesmo ou será que não gela e apenas ventila?       

                * Sim, esquenta mesmo, o ar que sai da máquina está quente. Você precisa de um técnico. Pode ser
                   o relê da PCI, válvula reverssora ou fio invertido.     
 
                * Não. Ventila e não gela.Você precisa de um técnico. Possíveis problemas são, carga de gás, capacitador, compressor, relê térmico, compressor.       
              
4 Máquina está ligada para esquentar e gela:          

   Verifique se o controle está no comando sol ou heat.         

 * Não. Ajustar o controle para subir a temperatura e fazer o teste. Isso normalmente resolve.   
 * Sim. Mas gela mesmo, ou apenas ventila?          
           * Sim, gela mesmo, o ar que sai está gelado. Você precisa de um técnico, possíveis problemas são: solenoide,relê da PCI, válvula reversora, fio invertido.      
           * Não, apenas não esquenta e ventila. Você precisa de um técnico, pode ser carga de gás, capacitador compressor, relê térmico, compressor.      
              
5 Tem uma luz vermelha que fica piscando. ( modelos cassete ou quatro lados ):       

   * Pode ser congelamento. Você precisará de um técnico para verificar o sensor de degelo descalibrado, falta  ou  excesso de gás.              
   * Pode ser o sistema de drenagem. O técnico deverá verificar, bomba, sensor de nível, bandeja suja, dreno entupido.              

6 Tem uma luz amarela que fica piscando. (modelos cassete ou quatro lados):      
  
   Os possíveis problemas para o seu técnico verificar serão: falta de gás, excesso de gás, relê de fases, relê de sobrecarga, sensor de descarga, sensor de temperatura externo e, no caso de instalações recentes, o fio  invertido.            

7 Máquina acusa erro E1,E2,E3....E6 (modelo piso teto):         
 
  O técnico deverá verificar , E1- pressostato de alta , E2 - anticongelamento, E3 - pressostato de baixa,   E4 -   sensor de descarga.             
              
8 A máquina não liga:             
 
   Verifique se o disjuntor está ligado.           
  
           * Não. Ligue o disjuntor e faça o teste. Você pode nos ligar novamente no caso desta ação não resolver o problema.  
           * Sim. O técnico deverá fazer o teste do bip, teste do disjuntor, teste das fases (220v), trafo e PCI da placa principal.           
              
9 A máquina liga, mas não gela.           

  Verifique se o controle remoto está no comando floco de neve ou cool.       
 
  * Não. Ajuste o controle em baixar a temperatura e faça o teste. Deve resolver.      
  * Sim. Verifique se a temperarura está no mínimo.  
     * Não. Ajuste o controle para baixar a temperatura e faça o teste.       
     * Sim. Verifique se tem ventilação           
         * Não. Você precisa de um técnico para verificar o capacitor                                                                  interno e o ventilador interno.

          * Sim. Você precisa de um técnico para verificar: carga de gás, capacitor                        compressor, relê térmico, compressor.        
              
10 Controle remoto não obedece ao comando: 

    Verifique se ao apertar o botão de liga, acontece o sinal sonoro BIP.     
   
     * Sim. O técnico verificará : PCI receptora, PCI principal, capacitor

                 e ventiladores internos.
    

    * Não. Verifique se as pilhas têm carga.        

              * Não. Troque as pilhas. Isso deverá resolver.      
              * Sim. Teste do disjuntor. Ao desligar e religar o disjuntor fez o BIP?       
                             

                 Resolveu o problema?     
                      
                    * Não. O técnico deverá verificar, PCI receptora, PCI principal, capacitor                                                interno, ventilador interno.  

                   

                    * Sim. Parabéns. 

 
Aqui foram descritos os problemas mais comuns que podem ocorrer. Nós indicamos ações que deverão ajudar a resolver, ou no mínimo, entender  o que pode estar acontecendo. E é neste momento que devemos recomendar firmemente a adoção de uma única ação que poderá evitar todo e qualquer transtorno.
As manutenções periódicas.
As visitas de um técnico credenciado para os procedimentos de manutenção preventiva garantirão: o bom desempenho da máquina, o conforto ideal, a economia  significativa de energia e a sua saúde.    







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